Diário

terça-feira, 24 de junho de 2008

Últimas considerações.

Este diário visa apresentar algumas relações de interdisciplinariedade entre as disciplinas apresentadas pelo meu curso e a partir de agora irei relaciona-lás.

Disciplina do Edmundo-Mídias, Comunicação e Tecnologia, que relata em geral o trabalho em grupo, valorizando a comunicação;
Na disciplina matemática, consigo relacioná-la com a construção do conhecimento, pois para tudo temos um tempo de amadurecimento, para aprendermos. E as demais que dão um engajamento de sabermos viver como grupos.





Foi bom e prajeroso aprender e conviver um pouco com cada um de vocês!!!!
Espero que o semestre que vem seja diferente, que possamos ser melhor a cada dia, e assim vencer cada obstáculo!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aulas da Profª Gilca

Conhecer a Gilca foi um barato, muito bom! Foi bastante stressante a tecnologia, mas valeu apena. Pois com ela e a sua acistente, fezeram a difereça.
Nas primeiras aulas de informática, aprendemos como criar um email, foi pedido que criassemos um yahoo, geocities. E depois fizemos um sitefólio, é uma página nossa que temos acesso ao blog e a webquest. Agora temos tudo isso e todos os conhecimetos um pouco mais aprofundados sobre esses temas.



Aulas da Profª Bia

A profª Beatriz apresentou o plano de ensino deste período, e deu um desenho para colorir conforme o que mais identificava, como:
Cachorro =>o belicoso;Cavalo => o positivo;Macaco => o sabe tudo;Piriquito => o falante;Cabra => o acanhado;Porco-espinho => o que não coopera, não aceita; Hipopótamo => o desenteressado;Girafa => o desdenhoso;Raposa => o perguntador persistente.
Eu me identifiquei no começo com a cabra, portanto como já havia dito tem dificuldades, mas estou aos poucos superando e estou na faculdade também pra superar meus obstáculos e crescer, pois estou numa fase de aprendizado, e se DEUS quiser vou vencer!



Aprendemos sobre o PPP- projeto, político, pedagogico.


entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político-pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares.




Essa professora é muito simpática, e nos ajuda bastante, não só nas matérias aplicadas, mas na interação da turma, que vem melhorando pelo esforço que ela faz para nos ajudar.


Obrigada por tudo professora Bia, você é muito especial pra nós!!!





Aulas da Profª Cleyciane

Bom quem nos dava aula de Psicologia era a profª Simone, mas por motivos que todos já sabem, teve que afastar.(essa foto foi do inter do ano passado, mas era a única que tinha da Simone).
No tempo que a Simone esteve conosco ela passou para nós o que é abordagem inatista-maturacionista, são as capacidades básicas de um ser humano, como a personalidade, potencial, comportamento, formas de pensar, é algo que já se encontram praticamente prontas no momento do nascimento.
Ela passou um filme muito interessante sobre o desenvolvimento da crianca e os reflexos, de como ocorre a aprendizagem, dos processos de desequilibracao e equilibracao do mesmo.
Concluiu com a apresentação do seminário da abordagem Piagetiana, que para nos ajudar foi aproveitado o mesmo trabalho para duas disciplinas.




Desde algum tempo quem está ministrando as aulas é a Cleyciane, ela também é uma pessoa muito legal! O 1º dia dela já foi interessante, pois levou um jogo, "imagem e ação". Nos disse um pouco sobre a abordagem sócio-histórico e passou um seminário sobre o estudioso Vygosksi e outros.


Aulas da Profª Bárbara


Profª Bárbara, uma pessoa muito comunicativa, e legal, também gosto de mais dela!



Dia 5 de março, a profª Bárbara pediu para fazermos uma árvore genealogica, através de esquemas ou de desenho, eu coloquei apartir de meus avós maternos e paternos, e foi pedido uma elaboraração de um texto dissertativo enfatizando as contribuições da minha formação pessoal e profissional.
Em seguida falamos um pouco sobre, preciso reconhecer que a família independente do modelo como se apresente, pode ser um espaço de afetividade e de segurança, na relação família e educadores, um sujeito sempre espera algo do outro. E para que isto de fato ocorra é preciso que sejamos capazes de construirmos coletivamente uma relação de diálogo mútuo, onde exista uma efetiva e troca de saberes.
Foi dividido grupos e sortiado o tema, onde saímos com um filme "O triunfo", é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que larga tudo que tem para enfrentar a vida em outro lugar. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, no fim ele vence... aquilo que é um professor que marca a história de um aluno. Muito bom, vale a pena assistir!

Aulas da Profª Ana Maria

Uma da primeiras aulas a Ana Maria nos falou um pouco sobre o tema "As bases sociologicas da Educação" e pediu pra que nós fizessemos um fichamento do mesmo.
Fizemos um seminário bem prolongado devido a vários feriados, mais tá bom, o importante é que deu tudo certo, graças a DEUS. Nosso grupo falou sobre Mannheim, o pensamento dele assemelha-se em certos aspectos aos de Hegel e Comte: acreditava que, no futuro, o homem iria superar o domínio que os processos históricos exercem sobre ele. Em uns de seu livros, Mannheim afirma que todo ato de conhecimento não resulta apenas da consciência puramente teórica mas também de inúmeros elementos de natureza não teórica, provenientes da vida social e das influências e vontades a que o indivíduo está sujeito. a influência desses fatores é da maior importância e sua investigação deveria ser o objeto de uma nova disciplina: a sociologia do conhecimento. Cada fase da humanidade seria dominada por certo tipo de pensamento e a comparação entre vários estilos diferentes seria impossível. Em cada fase aparecem tendências conflitantes, apontando seja para a conservação, seja para a mudança. A adesão à primeira tende a produzir ideologias e a adesão à segunda tende a produzir utopias.
Adorei ter conhecido e convivido um pouco com a prfª Ana Maria, essa pessoa espetácular!

Aulas da Profª Icléia

A profª Icléia nós já haviamos conhecido, pois nos deu aula semestre passado, ela é também como todos um pessoa legal, porém as vezes pega no nosso pé, mas sei que é pro bem.

A Icléia explicou sobre coerência e coesão textual, Colocação Pronominal, concordância verbal,

etc. No dia 22 de abril ocorreu o debate sobre o livro "revolucao dos bichos" que é o tema do interdisciplinar, neste dia, algumas profª que estavam presentes, como a Bárbara, Icléia, Ana Maria ....

elas perguntavam acontecimentos da história e como pudiamos relacionar com tal disciplina.

Depois fizemos um seminário cujo o meu tema era "O monge e o executivo", muito bom!


Por fim tivemos o interdisciplinar (25/06) que envolve todas as matérias, e fizemos sobre o livro "revolução dos bichos".

Aulas da Profª Ana Carolina

Mais um período tivemos com a profª Ana Carolina, gosto também, e foi muito gratificante aprender mais sobre a matématica.
Nas aulas da Ana Carolina aprendemos sobre o estudioso Jean Piaget que revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer.
Ela passou filme das teorias de Piaget(epsitemologia genética) demonstrando sua capacidade de observação, o desenvolver da inteligência nos seres humanos. Explicou também sobre a construção de números.
E em seguida tivemos seminários e provas que fazem parte do contexto.

Aulas do Profº Edmundo

Análises de Mídias...
Matéria dada pelo professor Edmundo, que é uma pessoa muito gente fina!
As aulas dele são muito tranqüilas, sempre com alguma dinâmica, bem extrovertido mesmo!
Em uma das aulas dele, levou um artigo,"Overdose Informativa" , depois passou um vídeo sobre o mesmo assunto e em seguida discutimos sobre essa questão. A overdose de informações, é o excesso de informações que as pessoas recebem, devemos saber o que é bom para lermos, pois não há necessidade de sabermos sobre assuntos quaisquer, portanto cria uma certa apatia e as vezes acaba desestimulando a curiosidade das pessoas.
Com suas aulas diferentes, pediu que a sala se dividisse em dois grupos, e nos deu trabalho, de desenho aleatório, a função do jogo era pra que nós conhecessemos nossas barreiras.
Por fim passou 2 seminários para o dia 23/06 que tivemos que apresentar, análises de mídias e o de jogos.

Aulas da Profª Bia

Nossa professora Beatriz, nos apresentou uma fábula, sobre Gansos e equipes, em Estudos Independentes. Foi uma história muito importante, para o nosso cotidiano, com a turma, porque havia uma falta de boa convivência com todos. E neste texto, aprendemos que precisamos sempre uns dos outros em todo lugar. E isso será cobrado lá na frente, quando formos docentes, gestores ou qualquer outro profissional, devemos dar o bom exemplo, e também para vencermos todos obstáculos!!!

Ela passou um poema que se chama"Eu não sou você, você não sou eu"foi uma grande reflexão e volta ao assunto sobre GRUPO, e sabendo que o indivíduo foi feito para viver em grupo eu preciso de você e você precisa de mim, juntos somamos esforços sempre.
Em Estudos Independentes a Bia falou sobre os "Temas Transversais" que são parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana. São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca.
E concluiu com um seminário, que cada grupo fez sobre um tema. O meu grupo fez sobre o meio ambiente... e ficou muito legal!!!